3 - Dicas para festas - Bolo cenográfico colorido!

Olá
Hoje irei mostrar minha aventura como boleira, rsrs
Brincadeira vou mostrar o jeito que fiz o bolo da festa do Nicolas.
Á principio queria muito um, bolo de verdade decorado com a pasta americana, então fiz cotações ...
Pensei bem e percebi que muitas pessoas quando vão comer o bolo com cobertura de pasta americana deixam de lado então para não haver desperdício resolvi fazer o cenográfico.

1. Material
01 jogo de bolo de três andares já cortado e arredondado
04 pacotes de pasta americana branca
açucar de confeiteiro 
Corantes em gel nas cores desejadas
Cortadores de vários tamanhos redondos
Rolo de abrir massa
Cola Branca
Pincel 
Verniz a base de água

Como eu havia comprado dois isopores pequenos para fazer os chapéus dos palhaços mas desisti então descartei o tamanho maior do bolo e utilizei apenas os outros.
Jogue um pouco de açúcar de confeiteiro sobre onde pretende abrir a massa
Comprei um corante liquido vermelho para fazer a base do bolo  e fui adicionando aos poucos...
E coloquei até acabar com o potinho mas... como vocês mesmas estão vendo ficou rosa e não vermelho
Então comprei um corante em gel ( tem as cores mais intensas do jeito que eu precisava) e apliquei um pouco e cheguei a cor desejada.
Não sei se conseguem perceber a diferença entre as duas partes na foto... a massa da esquerda esta com corante em gel já da direita deixei com o corante liquido.
Isso é muito importante saber coisa que na hora em que comprei não fui informada e como não sou profissional aprendi com o erro, hehehehe :)
Abra bem a massa sempre sovando com açúcar de confeiteiro senão ela racha
Abra um tamanho que dê para cobrir a parte de cima e lateral do circulo de isopor 
Passe cola branca no isopor se estiver muito grossa dê uma diluída com aguá para ficar mais fácil de espalhar com o pincel e passe por toda área que irá cobrir o isopor
Tire o excesso de massa com a faca para dar o acabamento 
Se ficar algum buraco arrume alisando delicadamente com as mãos polvilhando açúcar
O meu bolo formou bolhas porque eu devo ter deixado entrar ar na hora de colar e para não ter que soltar fiz furinhos com agulha fininha e alisei para ajudar a sair o ar de dentro.
Dá mesma maneira faça na massa branca
Abra a massa certifique´se de que o tamanho que abriu dá para cobrir em cima e as laterais sem precisar de emendas e corte o excesso
Passe a cola em toda parte que será coberta pela massa 
Com a massa já moldada vire-a ma base e coloque o isopor com a cola para fixá-lo e vá moldando até colar cuidadosamente para não entrar ar igual a base vermelha.
Após colar retire o excesso de massa
Pronto aqui está a duas bases para o bolo, agora vamos aos detalhes
 Bom o tema da festa era Patati&Patatá, e eles usam cores bem alegres então comprei os corantes em gel; verde, azul e amarelo.
 Em pequenas porções vá acrescentando o corante até chegar na cor desejada, cuidado para não colocar muito senão a cor ficará muito forte.
 Sove a massa até cobrir toda ela com o corante e ficar uma cor por igual.
 Faça círculos de cores variadas e cole alternado nas bases
Faça duas tiras e cole nas pontas das bases para dar acabamento
 Pegue dois pedaços um na cor vermelho e outro na cor amarelo para fazer as gravatas dos palhaços, lembra que eu desisti dos chapéus, rs então resolvi fazer as gravatas para colocoar em cima do bolo
Monte passando sempre cola branca e deixe secar
Eu não colei as gravatas no alto do bolo porque esse bolo ficou todo desmontável, assim permite guardá-lo melhor, e também pode ser utilizado em outra festa de outro tema que seja colorido.
 Em um locar seco deixe as peças secarem por alguns dias (eu deixei vários uns 5)
Após secas passe uma camada de verniz
OBS: Passe o verniz por cores para não sujar uma cor com a outra vá lavando o pincel
 Olha a diferença quando passa o verniz, ele reviva a cor porque tira o restinho de açúcar que ficou
 Eu achei que tinha ficado faltando algo então fiz algumas bolinhas com um canudo grosso e fui colando na base do bolo nas duas partes.
 E assim eu concluí o bolo
Espero que tenha gostado!




Comentários