O que é pergolado?

Achei muito boa a explicação da Cristina Campos do blog assim eu gosto sobre o que é pergolado que compartilho com vocês o texto e imagens abaixo segue na integra do post publicado por ela em 20 Novembro de 2012, vale a pena visitá-la o blog é uma delicia de navegar.

Os pergolados são estruturas formadas por vigas moduladas para cobrir ou apenas sombrear espaços abertos. Eles podem apenas quebrar um pouco o sol ou proteger da chuva, mas sem fechar totalmente, e funcionam muito bem para estender áreas cobertas, formando varandas ou passagens. Também podem cobrir ambientes abertos, deixando-os mais integrados com o exterior.
As fotos abaixo mostram pergolados com vários usos, em estruturas metálicas, de concreto ou de madeira, cobertos ou não com policarbonato ou vidro.

Com esse pergolado em estrutura metálica e madeira, a varanda se estendeu até a piscina, ampliando a área protegida da chuva, já que recebeu cobertura de vidro. Reparem que o piso em volta da piscina é de travertino romano, uma extensão do usado no interior da casa. Foto Estudio MCA.
Na primeira foto, pergolado de estrutura metálica toda branca, para dar leveza. Via Pinterest. / Na segunda a estrutura recebeu pintura marrom e cobertura de vidro, combinando com os outros elementos da casa. Projeto Gisele Taranto via Open House.
A estrutura em concreto aparente usada na estrutura da casa também formou o pergolado, deixando a varanda semi-sombreada. Via Inside Outside.
Nessa casa o deck tranforma-se em varanda com o fechamento dos toldos retráteis instalados no pergolado de madeira. Opção excelente para flexibilizar o espaço permitindo diversos usos. Adorei! Projeto Arthur Casas.
Aqui o pergolado une a casa ao espaço gourmet, mas preserva a separação visual e torna a fachada mais interessante. Projeto Caio Faggin.
Lindas passagens cobertas com pergolado de madeira! A primeira é projeto de Ana Paula Barros. A segunda é de uma casa Bernardes e Jacobsen (veja outras aqui!), via Estudio MCA.
Essa varanda e churrasqueira foi coberta por um pergolado de madeira com forro ripadinho, uma ótima ideia para aumentar a sombra. Projeto Célia Mari Weiss.
Uma delícia ter um cantinho desses coberto no jardim, né? Esse tem toda a estrutura de madeira e a cobertura é de policarbonato. Via Casa Cláudia.
Parte do deck da piscina foi coberta com pergolado feito com ripas de madeira, bem rústico e charmoso para a casa de praia. Via Estudio MCA.

As duas fotos acima apresentam propostas iguais de pergolado: estrutura de madeira com troncos finos e irregulares como forro. O da primeira foto sombreia o deck, projeto de Lia Siqueira. / O da segunda foto cobre as varandas do segundo andar. Adorei o guarda-corpo largo de madeira, que pode servir de banco. Projeto Miguel Pinto Guimarães.

Amei o desenho bem limpo dessa cobertura. As vigas são metálicas e apoiam o vidro. Projeto Arthur Casas.
Linda área de lazer! Adorei o pé-direito alto e a parede de pedras ao fundo. Parece estrutura metálica marrom com forro de madeira. Os toldos laterais permitem fechamento em caso de chuva.
Esse é o restaurante da Mostra Black 2012, achei o projeto bem interessante e integrado com o jardim e o entorno. A estrutura é toda de madeira com cobertura de vidro. Projeto Renata Seriperi.
Nessa sala o pergolado metálico recebeu forro de tecido, que além de sombrear deixou a decoração mais aconchegante. Projeto Fred Benedetti e Fernanda Abs.

Comentários