História dos sofás

Sofá  derivado da palavra árabe suffah e utilizado desde a antiguidade. Nasceu na necessidade de acomodar os governantes árabes com a função de trono, logo passou a ser usado por nobres de civilizações do Oriente Médio.
Hoje depois de séculos e séculos os sofás ainda são muito importantes em uma residência, não mais com a função de trono, mas sim de um local onde a família e amigos se reúnem para descansar, conversar ou assistir uma programação que deseja na TV. 
É possível encontrar sofás em módulos, um, dois ou três lugares, chaise long, reclinável, namoradeira, récamier, divã sofá de canto (em L) ou sofá-cama.Sua diversidade de cores, estampas, modelos e acessórios deixam eles como o anfitrião da sala de estar.
Conheça alguns modelos.
Canapé
Criado no século 18 na França, durante o período Luis XVI, o estilo tornou-se popular nos Estados Unidos no século 19. 

Feito de madeira trabalhada, com encosto, braços e assento estofado e espaço de três lugares.







Chaise-longue


Também conhecida como espreguiçadeira. É um sofá feito para acomodar uma pessoa com bastante conforto, o braço, mais elevado e inclinado, serve para apoiar a cabeça, permitindo relaxar com as pernas estendidas, dando a sensação de estar encostado em uma cama.


imagem Blog decoração
Divã
O nome divã veio do persa (Diwan), originado no Oriente Médio, especialmente no império Otomano. É um sofá acolchoado com encosto, podendo ter braços ou não. A peça ganhou fama por ser utilizada por pacientes em sessões de psicanálise.





imagem equusvilla
Récamier
É uma espécie de chaise, com encosto em ambas as extremidades. O que o diferencia de outros sofás é que geralmente possui a cabeceira mais alta e suavemente curvada em um dos lados. Conhecido como fainting couch (sofá de desmaio, na tradução do inglês), essa peça era posicionada próxima às escadas para socorrer as mulheres, que freqüentemente tinham dificuldades para respirar dentro do espartilho.



imagem trocadero
Love seat ou namoradeira



Futon

De origem japonesa, o futon é um sofá composto por um colchão recheado de algodão ou lã, sob uma estrutura de madeira, que pode também ser articulada para virar cama.









imagem coisinhas-de-noiva.
Sofá-cama
Com duas funções em uma só peça, o sofá-cama se se popularizou na era moderna, quando as residências se tornaram mais compactas.









Pesquisa realizada no endereço http://www.estofadosjardim.com.br/blog/2011/03/sofa-tem-historia/ e google.
É um sofá pequeno, com assento para duas pessoas. Foi inicialmente criado para comportar as mulheres do final do século 17 e seus vestidos volumosos. Com o tempo, virou o lugar oficial para os jovens casais namorarem na sala de estar.





Comentários