Passo a Passo...Use cabos de vassoura para montar a treliça do jardim vertical

Eu adorei essa ideia de montar a treliça com cabo de vassoura, afinal qual mulher não tem em casa um cabo de vassoura jogado em casa? E fica lindo, vamos ver a dica das arquitetas e professoras Soraia Vitiello e Patricia Miranda, da Gaia Projetos Sustentáveis.

Imagem 1/11: Simples de fazer e super simpática, a treliça feita com cabos de vassoura pode ser instalada em qualquer parede livre e que receba um pouco de luz. As arquitetas e professoras Soraia Vitiello e Patricia Miranda, da Gaia Projetos Sustentáveis,ensinam como montá-la.

Imagem 2/11: Materiais: 10 cabos de vassoura / buchas / furadeira / parafuso em "L" / pregos (4 cm) / serrote / arame (10 mm) / martelo / verniz a base de água / trena ou fita métrica.

Imagem 3/11: Com uma trena, meça e assinale nos cabos de vassoura a distância de 1 metro à partir de uma das pontas. Lembre de excluir da medição o gancho para pendurar ou o encaixe para rosquear a vassoura, que serão posteriormente eliminados.

Imagem 4/11: Em seguida, corte a madeira sobre a marcação usando o serrote. Atente para eliminar também da outra extremidade o gancho ou a rosca onde a vassoura é encaixada. Repita o processo com os outros nove cabos.

Imagem 5/11: Com quatro cabos, forme o quadrado externo e sobreponha os demais a fim de formar uma trama de pequenos quadrados internos com 20 cm de lado.

Imagem 6/11: Una os cabos usando pregos e martelo.

Imagem 7/11: Após pregar todas as intersecções dos cabos, a treliça está pronta. Se você quiser dar um acabamento mais refinado, passe verniz à base d'água.

Imagem 8/11: Para instalar a treliça, marque na parede com a ajuda de uma trena a altura onde serão fixados os parafusos em "L". Mantenha alturas iguais entre os pontos a serem furados e distâncias equivalentes. Com a furadeira faça os orifícios e introduza as buchas e parafusos.

Imagem 9/11: Encaixe a treliça nos parafusos

Imagem 10/11: Depois de pronta, use o arame para pendurar os vasinhos na treliça. Caso eles não tenham orifícios, use a furadeira para criar os furos.

Imagem 11/11: Não ficou charmoso o jardim vertical? Créditos: Silvana Maria Rosso (produção e texto); Gaia Projetos Sustentáveis (consultoria e execução - www.gaiaprojetossustentaveis.com.br)
Matéria Leandro Moraes/ UOL

Comentários