Buxinho como ter e cuidar!

Características


O apelido deste arbusto é escrito com a letra “x” pois é uma abreviação de seu nome científico, Buxus sempervirens, embora algumas pessoas também chamem essa planta de Buxo, Bucho e Buchinho. Originário da China, esse arbusto é muito cultivado graças a sua flexibilidade quanto ao seu formato, podendo ser podado de uma infinidade de formas diferentes.
Com uma altura máxima que chega a cinco metros, porém podendo ser mantido em estaturas muito menores, essa planta cresce bem a pleno sol e apresenta uma enorme densidade de pequenas folhas verde escuras que lhe dão uma aparência compacta, o que auxilia ainda mais seu esculpimento. Podemos utilizá-lo tanto em cercas vivas quanto para a criação de formas diversas que podem chegar a se tornar verdadeiras obras de arte.


Cultivo

Onde e Como Plantar

Essa planta é bem flexível, podendo ser criada tanto em vasos dentro de casa, o que é bastante feito por pessoas que fazem dela bonsais, quanto fora de casa, compondo cercas vivas. É importante lembrar que em locais onde incidem mais sol existe uma tendência maior de nascer folhas, se o buxinho ficar em local que não pega sol em sua base, é possível que ela fique mais “pelada” que o resto da planta, piorando sua imagem.


Tipo de Solo

Essa planta apresenta uma grande densidade de folhas, que necessitam de uma grande quantidade de nitrogênio para crescerem bem, por isso é aconselhável após escolher o local de plantio de seu buxus que faça amplas covas e misture um grande percentual de fertilizante orgânico ao solo. Anualmente adicione mais um pouco para mantê-lo devidamente fértil.


Como Cuidar

Embora seja uma planta de metabolismo bem lento, logo que demora muito para mudar sua forma, devemos podar os ponteiros dos ramos com certa frequência para que o buxus mantenha a forma que desejamos.
Não é necessário muito cuidado com o frio nem quantidades muito grandes de água para essa planta se desenvolver bem, porém isso não é motivo para deixá-la esturricada, umedeça o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.

Fonte: www.cuidar.com.br/buxinho


Eu particularmente amooo esse planta e quero ter em minha casa novamente, porque já tive e não vingou, talvez na época deixei sem ficar exposto ao sol.
Veja Algumas formas de se ter um lindo buxinho em casa;

Em vasos ou cachepôs

















                              


No Jardim






Comentários